top of page

As Praias de Goiana Pernambuco

  • Por Davi Peixoto
  • 24 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

Em 1938, Goiana foi declarada Patrimônio Histórico Nacional, recebeu o apelido de “Milão Brasileira”. quem visita, logo descobre que há pelo menos meia dúzia de belas e exuberantes praias que encantam os olhos dos turistas que vem visitar a região, e é delas que vamos falar hoje.



Os primeiros habitantes foram os índios Caetés e Potiguares, um dos mais antigos núcleos de colonização do nordeste brasileiro, situada Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em 1568 era um a freguesia, em 1711 se tornou uma vila e em 1840 se tornou cidade, Goiana tem uma história marcada pela defesa da liberdade.

Em relação ao seu nome há várias versões para sua origem. De acordo com Sebastião de Vasconcelos Galvão, Goyana é de origem indígena e significa gente estimada. Já Mário Melo aponta que o vocábulo se origina de guaia-na, planta anileira; iguá-anama, semelhante ao que existe na água, charco; guiana, flor de cana. Já outro historiador, Alfredo de Carvalho se refere a guaiana e gua-iãi, porto ou ancoradouro.


Foto: agencia de desenvolvimento de Goiana

Carne de Vaca


Muitos coqueiros, poucas casas. quase não tem ondas, muita beleza. Para o acesso a praia é preciso descer uma ladeira o que deixa o passeio mais divertido. Considerada selvagem, na maré baixa os bancos de areia formam piscinas naturais irresistíveis. Lá, por causa da proximidade com o Rio Goiana, as águas já são um pouco turvas. Nada que tire o charme e a beleza do lugar, é o lugar ideal para quem gosta de um lugar tranquilo e longe de agitação. A pequena vila de pescadores e os pequenos bares que existe no local, convida a todos para um banquete gastronômico de frutos do mar.





Pontas de Pedras

É a principal e mais movimentada praia de Goiana. Tem uma boa infraestrutura turística, com muitos bares, restaurantes e pousadas, repleta de casas de veraneio. Com suas águas calmas, rasas, mornas e esverdeadas, é um convite a um banho refrescante e tranquilo. Sua areia é muito branca e fininha e os barcos dos pescadores ancorados na praia dão um charme especial ao lugar. O forte do lugar é o banho de mar, a pescaria e a diversidade da gastronomia local.



Barra de Catuama

Lugar típico de veraneio, é muito tranquila e preservada. As águas mornas, calmas e recifes que na maré baixa formam piscinas naturais,são um convite para o mergulho com vista para a Ilha de Itamaracá, município vizinho. A linda Igreja de Santo Antônio abençoa os visitantes em sua chagada ao local. A Praia de Catuama recebe o encontro das águas dos rios Itapessoca e da Barra, compondo um extenso manguezal. O povoado fica em cima de um monte que é um mirante natural e onde fica a Igreja da Penha.






Praia de Atapuz

A linda e aconchegante vila de pescadores da Praia de Atapuz tornou um local ponto de encontro de pescadores. Fica Localizada entre a Ilha de Itapessoca e o Canal de Santa Cruz, com apenas 300 metros de extensão, ainda é desconhecida até dos próprios Goianenses. O mar é calmo e tranquilo, a faixa de areia branca é estreita, e as águas são bastante frequentadas pelos peixes-boi, que podem ser vistos com facilidade pelos visitantes. Há uma excelente pousada o local e alguns bares e restaurantes. A muqueca de peixe faz sucesso no local.


Praia de Tabatinga

fica entre Ponta da Pedra e Carne de Vaca. Fica em uma reserva florestal, com águas claras e mansas e formações rochosas que formam pequenas piscinas na beira da água. Local de muitos coqueiros, muitas casas de veraneio, mas, como é privada, é a menos movimentada do município.



VISITE GOIANA

http://goiana.pe.gov.br//turismo/

Fonte: Prefeitura de goiana, Continente, Recife, ano 11, n. 128, p. 48-55, ago. 2011.


 
 
 

Comments


You Might Also Like:

© 2017 byTuristando

bottom of page